Matéria Jornal Extra/RJ

https://extra.globo.com/noticias/economia/projetos-inserem-autistas-no-mercado-de-trabalho-frente-taxa-de-80-de-desemprego-24224474.html Pois, fui abordada pelo Jornal Extra, para falar sobre a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no mercado formal de trabalho. O PGT (Projeto Gerência de Trabalho), atualmente tem 41 usuários de saúde mental incluídos no supermercado PREZUNIC-CENCOSUD/RJ com o suporte do PGT, dentre eles, um autista. Esse rapaz já está…

Continue lendo

Resistênica e Pandemia

E por falar em resistência…em tempos de Pandemia A militância no campo da saúde mental conta com alguns bons anos e, desde a reforma psiquiátrica brasileira (2001), muito se fez pelo reclame da cidadania aos usuários de saúde mental no Brasil. Luta árdua, tão desigual quanto todas as nossas desigualdades… mas que contabilizou vitórias inestimáveis….

Continue lendo

Trabalho e trabalhadores:contextualizações necessárias

A ideia inicial, de @Elina Eunice Montechiari Pietrani foi a de escrevermos artigos em comemoração aos 200 anos de Marx…Pois, não foi possível à época e apenas agora conseguimos essa publicação.Trata-se de uma coletânea de artigos, todos voltados à causa do trabalho e do trabalhador.Dessa forma, meu artigo quer tratar da resistência da “loucura” a…

Continue lendo

Observatório da Comunicação Institucional (OCI)

Fui convidada para publicar o PGT no Observatório da Comunicação Institucional (OCI) e quero agradecer a Manoel Marcondes Machado Neto (Diretor-Presidente) a oportunidade de estar apresentando o meu trabalho por meio dessa importante ferramenta de divulgação de práticas de inclusão e responsabilidade social. Projeto Gerência de Trabalho e Inclusão Social. Por Ana Cecília Salis.

Continue lendo

Semana de Psicologia UVA 2018

Esse ano de 2018, em 29/08/2018, ao ser convidada para esta palestra na semana de psicologia da Universidade Veiga de Almeida, campus Barra, tive que discorrer sobre o “trabalho” enquanto produtor de “saúde” para o trabalhador, usuário de saúde mental. Tema sensível considerando todas as balizas dos modos de produção do sistema capitalista que mais…

Continue lendo

Audiência Publica (MPT/RJ): Audiência Pública – Acessibilidade e Inclusão no Trabalho de Pessoas com Deficiência e Beneficiários Reabilitados – 16.5.2018

No dia 16/05/2018, por uma iniciativa e convite da Procuradora do Trabalho, Luciana Tostes, participei da AUDIÊNCIA PÚBLICA – ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO TRABALHO DE PCDs, onde foram discutidos temas importantes como LBI, Instrução Normativa nº 5/17 e plano nacional. Também tive a oportunidade de falar sobre o PGT e sobre a inclusão das pessoas…

Continue lendo